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O que é uma Ação?

Ação é
o título representativo da menor parcela do capital social de uma
sociedade por ações (sociedade anônima) e podem ou não ser negociadas em
bolsa de valores.

As ações são classificadas de acordo com a
natureza dos direitos e das vantagens que dão aos seus detentores e no
Brasil, as ações ainda se dividem em dois tipos essenciais:

Ações Ordinárias:
As ações ordinárias por lei têm direito a voto e participam da
distribuição dos lucros após bonificação para as ações preferenciais.

Ações Preferenciais:
As ações preferenciais têm direito preferencial sobre o recebimento de
dividendos, podem ou não ter direito a voto na Assembléia dos
acionistas.

Na regulamentação brasileira, se a empresa não
distribuir dividendos em três exercícios sociais, as ações preferenciais
adquirem direito a voto.

A classificação de ordinárias e
preferenciais refere-se à espécie das ações, porém quanto à forma, as
ações podem ser Nominativas (cautela) e Escriturais (escritura).

O mercado ainda subjetivamente divide as ações quanto à sua liquidez:

Ações de primeira linha:
também chamadas de “blue chips”, são ações de grande liquidez e demanda
em bolsa, em geral de empresas confiáveis, de grande porte e excelente
reputação.

Ações de segunda linha: também chamadas de
“small caps” são ações menos líquidas, de empresas de boa qualidade, mas
de maior risco geral. Em geral, são de empresas de grande e médio porte
que estão ganhando destaque no mercado, tanto por retorno financeiro
como por adoção de novas políticas internas e que, potencialmente, podem
se tornar ações de primeira linha.

Ações de terceira linha:
São ações com baixa liquidez. Em geral de companhias porte médio e
pequeno, porém não necessariamente de menor qualidade. Sua negociação
caracteriza-se pela descontinuidade devido ao baixo interesse pelo
mercado.

A negociação de ações se divide em mercado primário e secundário.

O
mercado primário consiste na emissão de novas ações por parte da
empresa. Essa emissão pode ser pública (quando a empresa realiza IPO,
também conhecido como Underwriting) ou privada (realizada através de
subscrição) e visa a captação de recursos para investimentos na
companhia.

Já no mercado secundário é onde ocorre a
comercialização de ações já emitidas dentro ou fora de um ambiente de
negociações, bolsas de valores, por exemplo. Este mercado tem o objetivo
de dar liquidez às ações e, normalmente o valor que circula neste
mercado não é canalizado para a empresa.





28 de julho de 2014

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