InvestEducar Cursos Online e Treinamentos Presenciais

Glossário de Termos Financeiros

Glossário de Termos Financeiros

Nosso glossário irá ajudá-lo a entender o que o mercado financeiro diz. Verifique os significados dos termos mais comuns no mercado financeiro em nosso glossário e fique por dentro dos termos e seus usos no dia-a-dia.

A



AçãoTítulo negociável que representa a menor parcela em que se divide o capital de uma sociedade anônima. As empresas eventualmente emitem ações para aumentar seu capital social. Os recursos levantados normalmente são utilizados em futuros investimentos. 


Ação cheia (com)Ação cujos direitos (dividendos, bonificação e subscrição) ainda não foram exercidos. 


Ação com valor nominalAção que tem um valor impresso, estabelecido pelo estatuto da companhia que a emitiu. 


Ação em TesourariaSão ações emitidas e posteriormente recompradas pela própria empresa. 


Ação escrituralAção nominativa sem a emissão de certificados, mantida em conta de depósito de seu titular, na instituição depositária que for designada. 


Ação em tesourariaSão ações emitidas e posteriormente recompradas pela própria empresa. 


Ação listada em bolsaAção negociada no pregão de uma bolsa de valores. 


Ação nominativaAção que identifica o nome de seu proprietário, que é registrado no Livro de Registro de Ações Nominativas da empresa. 


Ação-objetoValor mobiliário a que se refere uma opção. 


Ação ordináriaSão ações que dão direito de voto na empresa para o acionista. 


Ação preferencialAção que oferece a seu detentor prioridade no recebimento de dividendos e/ou, no caso de dissolução da empresa, no reembolso de capital. Em geral não concede direito a voto em assembléia. 


Ação sem valor nominalAção para a qual não se convenciona valor de emissão, prevalecendo o preço de mercado por ocasião do lançamento. 


Ação vazia (ex)Ação cujos direitos (dividendo, bonificação e subscrição) já foram exercidos.


AcionistaAquele que possui ações de uma sociedade anônima. 


Acionista majoritárioAquele que detém uma quantidade tal de ações com direito a voto que lhe permite manter o controle acionário de uma empresa. 


Acionista minoritárioAquele que é detentor de uma quantidade não expressiva (em termos de controle acionário) de ações com direito a voto. 


ADR (American Depositary Receipt)São recibos emitidos por um banco depositário norte-americano e que representam ações de um emissor estrangeiro. São cotados em dólares. 


Agências de RatingEmpresas especializadas na análise de risco de instituições públicas e privadas, financeiras ou não. Estas agências atribuem uma classificação (rating) às empresas ou aos países analisados que serve como um indicador de risco para quem quer investir nesse país ou nessa empresa. 


ÁgioDiferença, a mais, entre o valor pago e o valor nominal do título. 


Alavancagem1) Nível de utilização de recursos de terceiros para aumentar as possibilidades de lucro de uma empresa, aumentando, conseqüentemente, o grau de risco da operação.


American Option (Opção Americana)Opção que pode ser exercida em qualquer no dia seguinte a compra, até a data até seu vencimento. 


AmortizaçãoRedução gradual de uma dívida por meio de pagamentos periódicos combinados entre o credor e o devedor. Empréstimos bancários e hipotecas são, em geral, pagos dessa forma. 


Ana – Aviso de Negociação de AçõesComprovante de operação enviado pela Bolsa de Valores ao comitente (investidor). 


ANCORAssociação Nacional das Corretoras de Valores, Câmbio e Mercadorias. 


Análise de StressDa mesma forma que o V@R mede o risco de mercado em condições normais, a Análise de Stress mede o risco de mercado em cenários extremos (ou anormais). É utilizada para avaliar a vulnerabilidade da carteira a mudanças de regime monetário, crises de liquidez ou variações extremas de mercado. 


Análise FundamentalistaMétodo de análise que utiliza os dados financeiros sobre uma empresa para projetar seu desempenho futuro, assim determinando seu preço justo. A principal fonte de informação do analista é o balanço da empresa. 


Análise TécnicaMétodo que se baseia no comportamento das ações ao longo do tempo. Os preços se movem em tendências persistentes, uma vez determinada essa tendência, é possível saber qual o melhor momento para comprar ou vender uma ação. Também chamada de Análise Gráfica, é muito usada para projetar o desempenho de curto prazo. 


Andar de ladoMercado fraco, sem tendência definida, estagnado. 


AplicaçãoEmprego da poupança na aquisição de títulos, com o objetivo de auferir rendimentos. 


ApregoaçãoAto de apregoar a compra ou venda de ações, mencionando-se o papel, o tipo, a quantidade de títulos e o preço pelo qual se pretende fechar o negócio, executado por um operador, representante de sociedade corretora, na sala de negociações (pregão). 


ArbitradorÉ um participante do mercado que garante que o preço negociado a futuro seja sempre justo, seguindo determinadas regras mínimas. Isso é possível mediante uma operação chamada arbitragem. 


Arbitragem# Operação na qual um investidor aufere um lucro sem risco, realizando transações simultâneas em dois ou mais mercados.


Assembléia Geral Extraordinária (AGE)Reunião dos acionistas, convocada e instalada na forma da lei e dos estatutos, a fim de deliberar sobre qualquer matéria de interesse social. Sua convocação não é obrigatória, dependendo das necessidades específicas da empresa. 


Assembléia Geral Ordinária (AGO)Convocada obrigatoriamente pela diretoria de uma sociedade anônima para verificação dos resultados, leitura, discussão e votação dos relatórios de diretoria e eleição do conselho fiscal da diretoria. Deve ser realizada até quatro meses após o encerramento do exercício social. 


Ativo financeiroTodo e qualquer título representativo de parte patrimonial ou dívida. 


At the Money (opção dentro preço)Opção cujo preço de exercício é próximo ao preço do ativo no mercado a vista.


Aumento de capitalIncorporação de reservas e/ou novos recursos ao capital da empresa. Realizado, em geral, mediante bonificação, elevação do valor nominal das ações e/ou direitos de subscrição pelos acionistas, ou também pela incorporação de outras empresas. 


Aumento do valor nominalAlteração do valor nominal da ação em conseqüência de incorporação de reservas ao capital de uma empresa sem emissão de novas ações. 

28 de julho de 2014

investeducar cursos, desde 2009

investeducar, fundada em 2009, é uma empresa especializada em treinamentos e educação de administração, negócios, recursos humanos, finanças, investimentos e etc, sendo uma das principais empresas do Brasil em seu ramo de educação para profissionais.

Mais de 53.000 alunos formados

Com atuação em todo o Brasil, a investeducar já formou mais de 53.000 alunos em cursos próprios, cursos in company (corporativos), palestras e mini-cursos.

PARCEIROS

Modalmais Home Broker | UltimoInstante | Setor Energético

Insira o Código de Validação de Certificado no campo Abaixo, para Validar o Certificado do Curso

Investeducar Treinamentos E Desenvolvimento Profissional Ltda CNPJ: 12.004.474/0001-90 Alameda Santos, 705, Conjunto 54, Cerqueira César, São Paulo, Sp, 01419-001
Investeducar Treinamentos e Desenvolvimento Profissional LTDA CNPJ: 12.004.474/0001-90 Alameda Santos, 705, conjunto 54, Cerqueira César, São Paulo, SP, 01419-001
X